19/02/10 - PAULISTÃO - SÉRIE A2 - Jornal Cruzeiro do Sul - Técnico aponta trabalho motivacional e dedicação do grupo para bom desempenho do Votoraty
Sem contratar jogadores de nome para disputar as competições previstas para 2010, o Votoraty começou o ano desacreditado, embora credenciado por dois importantes títulos - campeão Paulista da Série A3 e da Copa Paulista de Futebol de 2009. Da mesma forma que ocorreu na temporada passada, o time se mostrou irregular nas primeiras rodadas e cometeu alguns tropeços na nova divisão (a Série A2), mas aos poucos começou a encontrar o caminho das vitórias. Assim, após dez rodadas disputadas, a equipe comandada por Fernando Diniz já ocupa a sétima colocação com 16 pontos, na zona de classificação para a segunda fase da competição.A explicação para a evolução da equipe no decorrer de mais uma competição pode ser encontrada nos treinamentos e na convivência do grupo, já que a maior parte do elenco vitorioso de 2009 foi mantido para atual temporada. Fora de campo, o exigente Fernando Diniz não se cansa de promover mudanças, esbravejar e indicar correções técnicas e táticas.
“Se apresenta para jogar porque assim o adversário não vai te achar em campo”; “Cada passe errado é um contra-ataque que você arma para o adversário”; “Agora não adianta reclamar, já perdeu a bola mesmo. Volta para marcar”; e, é claro, o infalível “P........., você acha que isso aqui é brincadeira?”.
Essas foram algumas das frases e instruções repetidas várias vezes pelo treinador durante o treino de ontem, para os jogadores que não participaram da vitória de 3 a 1 sobre o Noroeste, em Bauru, na última quarta-feira.
Implacável nas cobranças aos jogadores, Diniz explica que o seu interesse e de toda a comissão técnica é sempre aumentar a produtividade em campo. “Nosso objetivo é buscar sempre o melhor para os nossos jogadores. No futuro, eles serão os maiores recompensados”, diz o técnico.
Diniz aproveita para filosofar: “Futebol não é uma receita de bolo. O sucesso nesse ou em qualquer outro esporte depende de muitas coisas, como o emocional e motivacional, além da parte física e técnica. É no trabalho do dia-a-dia que se forma um grande time”.
Caminho certo
Com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas na Série A2, Diniz não considera a campanha do Votoraty ideal, mas afirma que o time está no caminho certo. “Não sei se obteremos o mesmo sucesso das competições anteriores (Série A3 e Copa Paulista de 2009), mas antes de tudo, temos que acreditar que estamos no caminho certo. O resultado será consequência”, disse.
O técnico admite a queda de rendimento em alguns jogos disputados na Série A2: “Estou contente com a produtividade da equipe nessa primeira metade da competição. Mesmo contra o Flamengo e São Bernardo fizemos ótimas partidas, mas perdemos pontos por conta de detalhes”, considerou, referindo-se ao fato de a equipe ter criado e não aproveitado várias chances de gol contra essas equipes. No final, o time acabou derrotado nas duas oportunidades.
Para a segunda metade da primeira fase da A2 Diniz já listou o que o grupo precisa melhorar para pensar na classificação. O treinador destacou o ponto positivo do seu time. “Sempre dá para melhorar em tudo, mas nosso time precisa ter mais atenção nas finalizações, embora tenha melhorado nos últimos jogos. Nós também precisamos impor uma marcação mais forte e acertar as cobranças de bola parada. Na minha opinião, nosso ponto positivo é o conjunto, já que não temos jogadores espetaculares, que se destacam tanto individualmente”, considerou Diniz.
Amilton Lourenço
Notícia publicada na edição de 19/02/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A
Do alto da arquibancada, Fernando Diniz não
dá mole aos jogadores, mesmo após vitória empolgante
Foto: Emídio Marques
