domingo, 28 de fevereiro de 2010

28/02/10 - Jornal Cruzeiro do Sul - Dérbi novo, mas cheio de rivalidade

Atlético Sorocaba e Votoraty fazem hoje, às 16h, no Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC), o primeiro dos três dérbis regionais aguardados desde que o time de Votorantim consolidou seu acesso à Série A2 - além de São Bento x Atlético e Votoraty x São Bento. E os dois times chegam ao jogo em condições desiguais: o Atlético em 15º lugar, com 12 pontos em 11 jogos, nos limites da zona de rebaixamento e sem ter vencido nenhuma partida em casa; o Votoraty em sexto, com 19 pontos, confortavelmente colocado no grupo dos que se classificam à segunda fase, e ainda por cima embalado pela classificação à segunda rodada da Copa do Brasil.


Apesar desse panorama desfavorável, o Atlético vem motivado pela ótima vitória sobre o Marília (3 a 0) fora de casa. E o que poderia ser melhor para um time que busca a reação do que uma vitória num clássico? Com esse pensamento em mente, o técnico Karmino Colombini atravessou a semana realizando treinos táticos para surpreender o favorito adversário. “Os ensaios foram bons, vamos ver a apresentação, pois futebol é execução”, disse.

Para ele, fato de o jogo ser no CIC “nivela” a partida. “Se fosse lá em Votorantim a vantagem seria deles, que estão acostumados com o campo pequeno, sabem utilizar isso para apertar a marcação”, disse, lembrando que, “no futebol, nem sempre o melhor vence. Não existe lógica”.
Para o zagueiro Baggio, se o Atlético realmente quer vencer o jogo - e precisa vencer -vai ter de ter muita atenção com o posicionamento. “Cada um vai ter de estar atento ao seu setor, principalmente quando alguém se infiltrar”, avisa. Mas também lembra: “Com a bola no pé, a gente também saber jogar. Aí serão eles que terão de correr atrás”.
Sem favoritismo

Apesar do melhor momento em relação ao adversário, o Votoraty prefere descartar qualquer favoritismo para o confronto contra o Atlético Sorocaba, que não esteve bem nas primeiras rodadas, chegou a frequentar a zona de rebaixamento, mas agora esboça uma recuperação na competição.

“Não somos favoritos por causa dos jogos passados. São times diferentes, momentos diferentes. Não há como comparar. O importante é manter o equilíbrio”, afirmou o técnico da equipe Fernando Diniz, que ressaltou o equilíbrio dos times na Série A2: “Nesta competição, quem achar que é favorito acaba perdendo. Não tem jogo fácil. No jogo de hoje, vai ganhar quem souber aproveitar as chances criadas”, completou.

A novidade no Votoraty para o clássico regional será o retorno do atacante Paulo Krauss, que estava suspenso pelo terceiro amarelo. Já o meia Sidnei, está contundido e não participa da partida.

Votoraty e Atlético Sorocaba enfrentaram-se apenas duas vezes na categoria principal -ambas no segundo semestre do ano passado, pela Copa Paulista. No Estádio Walter Ribeiro (CIC), o Galo sorocabano venceu fácil a equipe de Votorantim por 4 a 0. Em Votorantim, o time da casa deu o troco e venceu por 2 a 1 e na sequência da competição acabou sagrando-se campeão. O jogo de hoje, portanto, será um tira-teima.

Atlético Sorocaba x Votoraty

Atlético Sorocaba - Carlos Carioca; Baggio, Lombardi e Fred; Leandro, Wanderson, Fabiano Campos (Fábio Oliveira), Cassiano e Márcio Goiano; Luciano e Luan. Técnico: Karmino Colombini

Votoraty - Marcelo Moreira; Anderson, João Paulo e Henrique; Carlos Magno, Marcos Dias, Hélder, Neizinho e Marco Aurélio; Paulo Krauss e Anderson Santos. Técnico: Fernando Diniz

Árbitro - Eduardo César Coronado Coelho
Local - CIC
Horário - 16h

 
 
 
Adriano Catozzi

Notícia publicada na edição de 28/02/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A



Técnico atleticano fez treinos táticos e conversou bastante com a equip
foto: Aldo V. Silva

Time de Votorantim descarta favoritismo, mas quer manter a 'pegada'
Foto: Luiz Setti