25/06/09 - Votoraty campeão

Pool de empresas poderá viabilizar novo Estádio em Votorantim /
Texto Rivail de Oliveira /
Folha de Votorantim /
FOTOS Marcos Ferreira /
A informação é extra-oficial, mas já dada como certa: um pool de grandes empresas pode viabilizar, o sonhado novo estádio ou a reforma do “Municipal Domênico Paolo Metidieri”, visando a série A2 de 2010, depois do acesso conquistado pelo Votoraty neste ano.
Segundo a Federação Paulista de Futebol, o tigre e a prefeitura tem até o fim de novembro, a partir de hoje, ou, cerca de 160 dias, para apresentarem um estádio para 15 mil pessoas. Em novembro está prevista a vinda do pessoal do departamento técnico e de engenharia da Federação para a vistoria, que em última instância vai avalizar ou não a presença do tigre, já conquistada no campo, na segunda divisão paulista no ano que vem.
Com isso, a prefeitura e o Votoraty, que esteve ontem através do seu presidente, Mauricio Vilela, na sede da Federação Paulista de Futebol para tratar desse e de outros assuntos.
O próprio prefeito Carlos Augusto Pivetta e seu vice, Marcos Mâncio comentaram a possibilidade de um grupo (pool) de empresas se unirem para viabilizar a proposta do novo Estádio. Já estariam certas as presenças da CBN, construtura pertencente ao Grupo Leão & Leão, holding de Ribeirão Preto que comanda o Votoraty, a Splice, que já estampa seu nome nas camisas do tigre. Além disso, segundo a rádio, Pivetta mencionou que o Grupo Votorantim, que poderia colaborar com a cidade através do esporte e do futebol, colocando a Votoran no projeto.
Estima-se que o custo do novo estádio, já nomeado antecipado de “Arena Votorantim” seja de R$ 30 milhões. Para ajudar a bancar o projeto, se cogita a vinda de verba federal. Para isso, contatos estariam sendo feitos deputados federais, afim de agilizar todo o processo, aproveitando o bom relacionamento do prefeito Carlos Pivetta com parlamentares em Brasília e com o próprio governo federal.
Segundo Pivetta declarou à emissora, como conta o radialista Adriano Castor, uma das metas é reformular o “Domênico Paolo Metidieri” para a A2 de 2010, enquanto se constrói um outro estádio.
Nos próximos dias, uma primeira reunião para discutir o tema de forma central deve ser realizada envolvendo os dirigentes da holding Leão & Leão e o prefeito Carlos Augusto Pivetta.
Vale a pena - Carlos Pivetta disse que vale muito a pena sim, ajudar a investir no esporte de rendimento, no caso do futebol e exemplificou a torcida de Votorantim que colocou quase seis mil torcedores domingo passado na final da A3, apoiando o Votoraty o tempo inteiro. “ Foi uma torcida , que nem chegou a ameaçar a vaiar e sim apoiou um time os 90 minutos. O publico de Votorantim e a cidade merecem ter um time sim, e o futebol, além de um hobby, faz a cidade atrair um publico e projetos sociais. Veja quanto deu a arrecadação de leite e alimentos que foi feita nos jogos do Votoraty para instituições da cidade”, afirmou Pivetta na emissora.

Federação diz que exigirá estádio para 15 mil
Após o acesso à série A2, conquistada de forma irrefutável, e da conquista do título e acesso da série A3, no final de semana na vitória contra o Osasco por 2 a 0, o Votorantim se volta à responsabilidade de construir um Estádio para 15 mil lugares. No final de semana, Marco Pólo Del Nero e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente e vice da Federação Paulista de Futebol, respectivamente, oficializaram que sem um estádio compatível, o tigre não joga a A2 em 2010.
Segundo vice da Federação o regulamento foi feito para ser cumprido e todos os times da série A2 deste ano tinham estádio para 15 mil lugares. “Com isso, temos de respeitar esse regulamento e o Votoraty terá que cumprir essa exigência para jogar a A2”, disse Bastos.
Segundo o dirigente, o tigre também não poderá, segundo o regulamento da entidade,, jogar em Sorocaba no CIC, ou no Novelli Junior, em Itu, se não conseguir os 15 mil lugares. Tem que ser em Votorantim, sua sede. Bastos descartou ainda que o clube possa utilizar arquibancadas tubulares no Estádio Municipal de Votorantim.
O dirigente do Votoraty, Eduardo Zanello, disse que clube e a prefeitura de Votorantim deverão se reunir para discutir a situação.
A vistoria da Federação está marcada para o mês de novembro deste ano. Zanello disse que é possivel deixar o Municipal em condições ou construir um novo estádio, desde que tenha recursos. Mas depois do jogo arrematou que cabe à prefeitura de Votorantim coordenar o processo. A holding Leão & Leão tem uma construtora poderá ser sua parceira.
Várias equipes estão de olho na vaga do Votoraty para 2010: Guarani, Guaratinguetá, Marilia e Noroeste, rebaixados da série A1 de 2009, além de Itapirense, Penapolense, XV de Piracicaba e Francana, eliminados na segunda fase da série A3. (R.O.)

Título inédito do tigre veio na raça
Votorantim está vestida de grená e branco. Quase seis mil pessoas gritaram “É campeão, é campeão”, domingo,quando o Votoraty Futebol Clube venceu o Grêmio Osasco, por 2 a 0 no estádio “Domênico Paolo Mettidieri”, e sagrou-se campeão do Campeonato Paulista da Série A3. Os dois gols da vitória grená foram marcados através do meia Rafinha, aos 41 minutos do primeiro tempo e 40 do segundo. O Osasco venceu o primeiro jogo por 1 a 0, jogou no erro do Votoraty, que soube encontrar espaços e apesar de alguns “sustos”, marcou os gols necessários para a conquista. Além de Votoraty e Osasco, subiram da A3 para a A2 do ano que vem, Pão de Açúcar e Osvaldo Cruz
Precisando ganhar, o tigre começou o jogo indo para o ataque. Aos cinco Rodolfo cobrou falta e levou perigo; aos 16, Neizinho cruzou e Rafinha testou para fora; aos 20 o Osasco assustou o goleiro Juliao com João Paulo. Aos 21, Ednei mandou por cima. O Osasco equilibrou então a partida e aos 35 minutos o volante Mineiro exigiu boa defesa do goleiro grená.
Gol de abertura – Aos 36 Rafinha tabelou e bateu para defesa de Leandro. Aos 39 minutos, Paulo Krauss invadiu a área e rolou para Neizinho, que perdeu gol feito depois que a zaga do Osasco salvou em cima da linha. Aos 41 saiu o primeiro gol do tigre, depois que Rafinha recebeu pela esquerda, matou no peito e soltou uma bomba de perna esquerda, sem chances de defesa para o goleiro Leandro, 1 a 0 Votoraty.
No erro do lobo - No segundo tempo o Votoraty voltou mais recuado, com a vantagem no placar e o Osasco voltou mais ofensivo com os atacantes Tuti e Rogerinho. No entanto, a bem postada defesa grená suportou bem a pressão e contra-atacou com perigo. Aos 5 Jordan levou perigo; o tigre chegou forte aos 16 numa falta de Rodolfo, 17 numa jogada de Rafinha. O Osasco teve sua situação complicada aos 28 depois que o meia Geninho foi expulso.
O Votoraty se aproveitou disso e seguiu criando boas chances de ampliar o placar. Aos 34, Paulo Krauss invadiu a área e o goleiro Leandro defendeu. Aos 40 o tigre fez 2 a 0 com Rafinha, depois de grande jogada de João Paulo e Paulo Krauss, num cruzamento da direita para o camisa dez que bateu no canto do goleiro, 2 a 0 e depois que Wilson Luis Seneme apitou o fim de jogo, torcida explodiu de alegria e passou a comemorar o título, Votoraty campeão da série A3 de 2009!

Heróis do título sonham com A1 e Copa do Brasil
Depois da partida, como não poderia deixar de ser, o clima era de festa e euforia entre os grenás. “Todos os jogadores estão de parabéns. O time mostrou que pode ser campeão de uma série difícil como a A3 jogando bonito e sem dar pancadas”, disse o capitão Beto, artilheiro do time ao lado de Rafinha com seis gols.
Por falar no camisa dez grená, ele destacou a emoção do título. “Foi uma conquista para marcar a vida de todos nós e graças a Deus consegui marcar os gols do título”, disse Rafinha. Fora das finais por causa de uma grave lesão no joelho, o zagueiro Carlinhos, um dos melhores do time grená no campeonato ao lado do volante Joao Paulo, comemorou. “Participamos de todo o torneio e infelizmente tivemos essa grave lesao, mas o título é de todos nós. A minha cirurgia foi bem sucedida e agora vamos enfrentar com muita vontade e garra esses seis meses de recuperação”, destacou Carlinhos.
O volante Joao Paulo, ficou satisfeito com o título: “Fizemos um jogo regular, não começamos bem, depois nos acertamos e fizemos os gols importantes para o título, que ofereço a Deus, minha família, ao professor Diniz e todo que confiaram em nós”, afirmou João Paulo.
O lateral Alex, um dos remanescentes dos últimos três anos do Votoraty, estava emocionado: “Olha, bateu na trave duas vezes esse acesso, mas agora veio coroado com o título da temporada. Fui muito bom. Quero ficar e buscar o título da Copa Paulista e participar do grupo da A2”, comentou o lateral.
O goleiro Juliano, que salvou o tigre de derrotas certas em muitos jogos da A3 também estava muito feliz. “Um título desse tem sabor especial e tem de ser comemorado”, disse Juliano.
O atacante Paulo Krauss declarou: “Fizemos uma ótima campanha e agora vamos ficar e pensar no título da Copa Paulista, levando o Votoraty para a Copa Brasil e em 2010 buscar o acesso à série A1”, disse Krauss. O zagueiro Anderson estava no auge da alegria. “Conquistar um título e um acesso desta forma foi muito bom. Agradecemos a diretoria, comissão técnica e principalmente essa torcida maravilhosa que vem nos apoiando”, salientou.


